BDBComp
Parceria:
SBC
Modelos mentais: um estudo de caso referente à introdução de computadores no ensino

Pedro Henrique Borges de AlmeidaRodolfo Azevedo

Este artigo descreve um estudo de caso que mostra como os modelos mentais podem influir de maneira significativa na introdução de computadores no ensino. O estudo de caso em questão foi a inserção de dispositivos com interface pen-based em aulas de exercício colaborativas de Engenharia de Software. Através da aplicação de questionários foi possível levantar junto aos alunos quais as dificuldades encontradas em relação à nova abordagem didática, identificando as causas das divergências entre os dados colhidos e os resultados esperados. Adequando o aplicativo aos costumes dos alunos, repetindo experimento e realizando uma análise estatística dos dados foi detectada uma melhora significativa na impressão dos alunos e, portanto, uma sincronia com outros estudos da área.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wie/2009/005.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD