BDBComp
Parceria:
SBC
Consciência Ambiental: Objeto de Aprendizagem como Apoio ao Ensino de Meio Ambiente

Infraestruturas de Dados Espaciais na Integração entre Ciência e Comunidades para Promover a Sustentabilidade Ambiental

Isaura Alcina Martins NobreKleber do RosárioAnderson Lopes SiqueiraEdilson Luiz do Nascimento

CLODOVEU A. DAVIS JRFrederico T. FonsecaGilberto Câmara

O meio ambiente tem sido motivo de crescente preocupação emvárias frentes. Para salientar o quanto é importante chamar atenção para issojá nas séries iniciais, esse trabalho desenvolve o OA "ConsciênciaAmbiental" levando em conta os fatores abióticos. São utilizadas ametodologia XisOA de desenvolvimento, Flash, PHP e MySql, finalmente,corroborados por uma pesquisa para validar o OA junto a professores. Esteobjeto busca apoiar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdosrelacionados ao meio ambiente, para alunos do ensino fundamental I, combase nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Este artigo explora maneiras de ampliar as infraestruturas de dados espaciais (IDE) tradicionais em direção ao conceito de Digital Earth, com o objetivo de suportar políticas ambientais que levem à sustentabilidade. A definição dessas políticas precisa levar em conta fenômenos em várias escalas, da microbiologia até impactos sobre o clima global. Existem múltiplas visões conflitantes sobre a mesma realidade, incluindo as de cientistas, formuladores de políticas e cidadãos. Atualmente, a combinação de tecnologias, pessoas e políticas que compõe uma IDE é provavelmente a melhor aproximação disponível para resolver esses problemas, mas faltam alguns elementos importantes. O artigo discute limitações das IDEs atuais quanto ao fluxo de dados e informação, semântica e formação de comunidades.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbie/2011/0022.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD