BDBComp
Parceria:
SBC
Uma infra-estrutura para execução dinâmica de serviços em grades computacionais

UM PROTÓTIPO DE ENSINO VIRTUAL ORIENTADO POR MODELO PSICOPEDAGÓGICO

Luciano Ferreira SilvaAlexandre CardosoElise B. MendesEdgard Lamounier Jr.Eduardo Kojy Takahashi

Carlos R. SennaLuiz BittencourtEdmundo R. M. Madeira

As grades computacionais baseadas em OGSA e WSRF oferecem suporte adequado para a heterogeneidade de recursos e a diversidade de aplicações. No entanto tem sérias limitações para suportar a dinâmica natural desses ambientes. Neste artigo apresentamos uma infra-estrutura para a execução de workflows com suporte a publicação dinâmica de serviços. Nossa infra-estrutura, formada em seu núcleo por um escalonador de serviços e um gerente de workflows, agrega instanciação dinâmica de serviços com provisionamento sob demanda durante a execução dos workflows melhorando a escalabilidade, a flexibilidade, a disponibilidade de recursos e a robustez das grades. No artigo descrevemos a arquitetura da infra-estrutura proposta e mostramos alguns resultados da implementação feita para o Globus Toolkit 4. This article describes a prototype of virtualteaching through virtual reality, that it is part of acomputer system elaborated to be software of teaching ofPhysics of the Medium Teaching. The article detaches thepsico-pedagogic and technological strategies ofdevelopment of the tool for the teaching of physicalphenomena (Movement in Straight line EvenlyAccelerated).

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/warv/2005/0020.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD