BDBComp
Parceria:
SBC
Metodologia de desenvolvimento de objetos de aprendizagem com foco na aprendizagem significativa

Bruno de S. MonteiroHenry Pôncio CruzMariel AndradeThiago GouveiaRomero TavaresLucídio F. C. dos Anjos

The advance in the process of teaching concepts in the field of Physics has been a challenge to teachers and students all over the country. In order to make this process easier and more efficient, we can make use of digital objects concerning learning, which is a valuable pedagogical tool. In the Ausubelian theory of meaningful learning, we find concepts that work as a principle in the idealization of such tools. Bearing this idea in mind, the objects used for learning purposes suggested in this work are formed by the following components: electronics texts, conceptual maps and interactive animation, all of them exploring playfulness, previous knowledge of the learner and his personal experience with the pedagogical material. O ensino e a aprendizagem de conceitos físicos tem sido um desafio para professores e alunos de todo o país. Objetivando facilitar estes processos e torná-los mais eficazes, tem-se no uso de objetos digitais de aprendizagem uma valiosa ferramenta pedagógica. É na teoria ausubeliana da aprendizagem significativa que são encontrados conceitos que servem de alicerce na idealização destas ferramentas. Com base nessa idéia, o objeto de aprendizagem sugerido neste trabalho é composto pelos seguintes componentes: textos eletrônicos, mapas conceituais e animação interativa, que buscam explorar o lúdico, os conhecimentos prévios do aprendiz e sua experiência pessoal com o material pedagógico.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbie/2006/055.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD