BDBComp
Parceria:
SBC
Gruta Digital: um Ambiente de Realidade Virtual Imersivo Itinerante para Aplicações Educacionais

Irene Karaguilla FichemanAurélio Antonio Mendes NogueiraMarcio Calixto CabralBreno Teixeira santosAna Grasielle Dionísio CorrêaMarcelo Knörich ZuffoRoseli De Deus Lopes

This paper describes an itinerant space that shelters a Virtual Learning Environment, called Gruta Digital. The environment makes use of an advanced interface between a user and a computational system, allowing the real sensation to be inside a computer generated virtual world. The Gruta Digital can be transported and installed in an educational institution in order to enlarge its educational activities. The objective is to contribute to the improvement of the quality of education, through the implantation of innovative technological solutions in the schools. In this space three educational applications are projected: a virtual tour for the city of Rio de Janeiro, a virtual planetarium and a molecular visualization. Este artigo descreve um espaço itinerante que abriga um Ambiente Virtual de aprendizagem, denominado Gruta Digital. O ambiente faz uso de uma interface avançada entre o usuário e um sistema computacional, permitindo a sensação real de estar dentro do mundo virtual gerado por computador. A Gruta Digital pode ser transportada até as instituições de ensino da rede pública a fim de potencializar suas atividades educacionais. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, através da implantação de soluções tecnológicas inovadoras nas escolas. Neste espaço são projetadas três aplicações educacionais: um passeio virtual pela cidade do Rio de Janeiro, um planetário virtual e uma visualização molecular.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbie/2006/042.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD