BDBComp
Parceria:
SBC
Utilizando o Método Clínico Piagetiano para Acompanhar a Aprendizagem de Programação

Francisco Araújo de Almeida NetoThais Helena Chaves de CastroAlberto Nogueira de Castro Júnior

This paper describes an on-going project that aims to investigate the process of knowledge construction in programming. From the proposal of using Piaget´s Clinical Method for analyzing learning difficulties in students from introductory courses on programming, a pilot-study was carried out and it has made clear the need for a software tool for supporting recording, structuring and analysis of artifacts (programs) produced by students. After describe the development of that tool, we discuss its use with respect to the sort of monitoring proposed. Este artigo descreve um projeto em andamento que busca investigar o processo de construção do conhecimento em programação. A partir da proposta de utilizar o Método Clínico Piagetiano para analisar os problemas de aprendizagem dos estudantes de disciplinas introdutórias de programação, foi realizado um estudo-piloto onde ficou evidente a necessidade de uma ferramenta para registro, organização e análise dos artefatos (programas) produzidos pelos estudantes. Após a descrição do desenvolvimento de tal ferramenta, discutimos a utilização da mesma com respeito ao tipo de acompanhamento proposto.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbie/2006/019.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD