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Educação, Informática e Responsabilidade Social: A Contribuição da Universidade Pública

Isabel Cafezeiro

In this article we show the viability and the importance of the active participation of public University as agent of social inclusion. Digital knowledge is placed as a fundamental component in this process. We also show that it is possible to democratize the access to Public University whilst maintaining a high quality services offer. Finally we emphasize the importance of including in Computer Sciences curricula discussions related to the social impacts of technology. Com base em experiências bem sucedidas dos pré-vestibulares populares mostramos neste artigo a viabilidade e a importância da participação ativa da Universidade Pública como fomentadora da inclusão social. Situamos o conhecimento digital como componente fundamental neste processo. Mostramos que é viável a democratização do acesso à Universidade sem que a qualidade do ensino seja abalada. Ressaltamos ainda que estas ações de efeito imediato na sociedade são compatíveis com a função social da Universidade Pública e reforçam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Finalmente reafirmamos a importância de incluir na formação dos graduandos de Ciência da Computação discussões relacionadas aos impactos sociais da tecnologia.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbie/2006/014.pdf

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