BDBComp
Parceria:
SBC
Um Chatterbot aplicado ao Turismo: Um estudo de caso no Litoral Alagoano e na Cidade de Maceió

Arandir Cordeiro da SilvaEvandro de Barros Costa

The advances of the Internet/Web have motivated the development of interesting applications in different areas. The tourism is one these areas where some challenges are posed. For example, the interfaces in software systems applied to tourism need to be improved, mainly by offering more interactivity with their users. The chatterbots technology is one the important resource to be added in these systems. This paper proposes a Chatterbot, named Balbinu’s, aiming at interacting with users, visiting a site in the State of Alagoas, more specifically in the city of Maceió. In addition, an ontology of the tourism has been developed for domain specification. Os avanços da Internet/Web têm motivado o desenvolvimento de aplicações interessantes em diferentes áreas. Entre tais áreas, destaca-se o turismo, trazendo desafios importantes aos desenvolvedores de aplicações Web, notadamente pela sua demanda por interfaces mais interativas e sofisticadas. Nesse contexto, a tecnologia de Chatterbots aparece como uma alternativa atraente devido a sua proposta de processamento de diálogo em linguagem natural, entre o sistema e seus usuários. Nessa direção, o presente trabalho propõe um Chatterbot, denominado Balbinu’s, capaz de interagir com usuários de portal de turismo sobre o estado das Alagoas, mais especificamente, sobre a cidade de Maceió. Como suporte ao funcionamento desse chatterbot, tem sido desenvolvida, usando a plataforma Protége, uma ontologia do turismo focada em Alagoas.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/eripr/2007/015.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD