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Autoria de Artefatos de Software: Uma abordagem baseada em Estruturas

Marcos SilvaRicardo BastosToacy Oliveira

Processos de Software definem um conjunto de atividades e papéis na intenção de se obter os artefatos necessários para a produção de um Produto de Software. O Software and Systems Process Engineering Metamodel (SPEMv2), criado pela Object Management Group (OMG), fornece um metamodelo para padronizar a representação de Processos de Software através do uso da Unified Modeling Language (UML). Entretanto, por ser baseado nos processos atuais, este metamodelo não possui clareza quanto a utilização, autoria e preenchimento dos artefatos, tratando-os como se fossem elementos monolíticos. Isto requer um extenso trabalho de construção manual, fazendo com que a documentação de softwares seja complexa e com custo elevado. Neste trabalho apresentamos uma abordagem que se contrapõe em relação a forma atual de construção de artefatos, definindo-os como elementos fortemente estruturados. Esta troca de paradigma permite que as informações utilizadas durante o processo sejam concentradas e compartilhadas por diversos documentos simultaneamente. Por fim, será construída uma ferramenta com o objetivo de suportar e verificar a abordagem supracitada.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br:8080/colecoes/wtdes/2008/003.pdf

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