Tecnologias na Educação: uma solução ou um problema pedagógico?

Edson JacinskiCarlos Alberto Faraco

O presente artigo discute alguns aspectos envolvidos na introdução das tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional brasileiro. Tem como principal objetivo problematizar os diferentes impactos pedagógicos dessa introdução, a partir da proposta teórica de considerar aquelas tecnologias não como meras ferramentas, mas como novas linguagens, isto é, como novos modos de significar o mundo. Exploram-se algumas conseqüências do quadro que emerge dessa discussão, para um esforço de repensar a escola e para a formação dos professores. This article contains a discussion of some aspects involved in the introduction of the information and communication technologies in the Brazilian educational context. Its main objective is to analyze different pedagogical impacts of that introduction, taking as a starting point the theoretical stance which assumes that those technologies are not mere tools, but essentially new languages, that is, new modes of signifying the world. The article explores some consequences of the scenario emerging from this discussion for an effort of both rethinking the school system and the preparation of teachers.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/10/2/004.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

BDBComp - Biblioteca Digital Brasileira de Computação
BDBComp
Parceria:
SBC
Tecnologias na Educação: uma solução ou um problema pedagógico?

Edson JacinskiCarlos Alberto Faraco

O presente artigo discute alguns aspectos envolvidos na introdução das tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional brasileiro. Tem como principal objetivo problematizar os diferentes impactos pedagógicos dessa introdução, a partir da proposta teórica de considerar aquelas tecnologias não como meras ferramentas, mas como novas linguagens, isto é, como novos modos de significar o mundo. Exploram-se algumas conseqüências do quadro que emerge dessa discussão, para um esforço de repensar a escola e para a formação dos professores. This article contains a discussion of some aspects involved in the introduction of the information and communication technologies in the Brazilian educational context. Its main objective is to analyze different pedagogical impacts of that introduction, taking as a starting point the theoretical stance which assumes that those technologies are not mere tools, but essentially new languages, that is, new modes of signifying the world. The article explores some consequences of the scenario emerging from this discussion for an effort of both rethinking the school system and the preparation of teachers.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/10/2/004.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD