BDBComp
Parceria:
SBC
Treinamento Experimental com Jogos de Simulação para Gerentes de Projeto de Software

Alexandre DantasMárcio de Oliveira BarrosCláudia Maria Lima Werner

O uso inadequado das técnicas de gerenciamento em projetos pode estar relacionado a uma ausência de estratégias eficientes de educação em gerenciamento de projetos de software, em que a motivação e o aprendizado experimental podem ser determinantes. Um processo de aprendizagem experimental requer um ambiente em que os estudantes possam atuar como gerentes sem os riscos e custos associados a um projeto real. O uso de simulações pode auxiliar neste processo, porém simuladores são limitados a uma representação muito abstrata dos ambientes reais de desenvolvimento de projetos. Neste artigo é proposto um jogo baseado em simulação que pode ser utilizado no aprendizado experimental para gerentes de projeto de software. O jogo é composto por um modelo em Dinâmica de Sistemas representando o projeto de software, um simulador de modelos e uma máquina de jogo que controla interações de usuário e os resultados da simulação por meio de uma interface gráfica típica de jogos. São apresentados estudos experimentais que avaliam um processo de aprendizagem baseado no jogo proposto.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br:8080/colecoes/sbes/2004/003.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD