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Rede do Saber, Tecnologias Interativas no Serviço de Educação: novos tempos, novos desafios

Beatriz ScavazzaLeila Iannone

As novas possibilidades tecnológicas têm proposto grandes desafios e oferecido importantes recursos aos educadores e alunos. O acesso à inclusão tecnológica, entretanto, ainda é restrito àqueles com melhores condições financeiras. Considerando esse quadro, uma iniciativa inédita e inovadora de promoção, capacitação e formação de professores da rede pública, empreendida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, vem chamando a atenção pelos bons resultados: a Rede do Saber. Este artigo apresenta o funcionamento e as ações dessa Rede, que já recebeu, entre outros, o significativo prêmio Excelência em Cidadania, na categoria Iniciativas de Sucesso, instituído pelo CONIP. Inaugurada em 2003, a Rede do Saber nasceu para ampliar a experiência de formação profissional em rede, com base nos resultados positivos e na infra-estrutura criada para o programa PEC – Formação Universitária, concluído em 2002. O PEC – Formação Universitária possibilitou a graduação de aproximadamente 6.233 professores de 1ª a 4ª séries de São Paulo, simultaneamente, por meio de uma nova metodologia de ensino e uma nova estratégia de gestão baseada em avançados recursos tecnológicos, envolvendo cerca de 2.000 profissionais e mais de uma dezena de parcerias, todos trabalhando de forma integrada e interativa. Em pouco tempo a rede cresceu. Hoje são 100 ambientes de aprendizagem espalhados estrategicamente por todo Estado, conectados ininterruptamente, com salas de videoconferência, informática e de estudo offline, que, somados os recursos, permitem a conexão simultânea de cerca de 12.000 pessoas por período/dia. Com isto, a Rede pode mediar diferentes programas e promover em larga medida a inclusão digital. A bem-sucedida experiência da Rede do Saber e o modelo de gestão proposto podem servir de exemplo e estímulo para novos projetos de formação continuada e de ensino a distância, bem como para quaisquer atividades que se beneficiem com a produção, difusão e multiplicação de conhecimento.

http://www.ip.pbh.gov.br/ANO6_N1_PDF/ip0601scavazza.pdf

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