BDBComp
Parceria:
SBC
'Sociedade da Informação': estratégia para uma 'sociedade mercadorizada'

Juliana do Couto Bemfica Ana Maria Pereira Cardoso Carlos Aurélio P. de Faria

O trabalho discute a origem e a disseminação, ao longo da década de 1990, de iniciativas voltadas para a constituição da 'sociedade da informação' global. Enfoca, especificamente, proposições apresentadas pelos Estados Unidos (EEUU) e pela União Européia. A perspecti-va adotada inscreve os programas de 'sociedade da informação' como iniciativas orientadas para promover – tecnologicamente - o aprofundamento dos processos de internacionalização da economia e de generalização do consumo, sob a hegemonia dos EEUU. Os aspectos enfocados são: a primazia dos princípios de mercado, a centralidade da dimensão internacio-nal e a privatização do espaço público. Esta é observada a partir das atribuições do setor governamental, decorrentes do 'novo' papel do Estado.

http://www.ip.pbh.gov.br/ANO5_N2_PDF/ip0502bemfica.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD