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Aliando Teoria da Atividade e TROPOS na Elicitação de Requisitos de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem

Genésio Gomes da Cruz NetoAlex Sandro GomesPatrícia Tedesco

Este artigo descreve um processo de elicitação de requisitos para o desenvolvimento de aplicações colaborativas de ensino que alia especificações TROPOS à modelos sócio-culturais da Teoria da Atividade. Para obter adequadamente requisitos de um sistema colaborativo de aprendizagem é preciso entender, sobretudo, as atividades de grupo realizadas pelos atores envolvidos no contexto educacional no qual o futuro software será usado. Um adequado Framework para esta análise é oferecido pela Teoria da Atividade. O artigo demonstra como modelos sócio-culturais oriundos do Framework da Teoria da Atividade podem fornecer informações que complementam os modelos organizacionais da metodologia TROPOS. Como estudo de caso, apresenta-se a aplicação do processo elicitação de requisitos proposto no desenvolvimento de um ambiente virtual voltado ao ensino baseado em projeto

http://wer.inf.puc-rio.br/WERpapers/artigos/artigos_WER03/genesio_cruz.pdf

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