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Modelo para Qualificação da Fonte de Informação do Cliente e de Requisito Funcional

Edna Pacheco ZanlorenciRobert Carlisle Burnett

O modelo proposto visa incrementar ao conteúdo do requisito parâmetros para qualificação e validação das informações. O foco de observação é sobre dois elementos: fonte de informação e características do requisito. Quanto à fonte de informação, o modelo propõe, primeiro, identificar a pessoa responsável pela declaração do requisito sob o ponto de vista de produtor e/ou consumidor da informação; segundo, visualizar claramente o papel que esta pessoa ocupa na organização (operacional, tático, estratégico) como formadora de opinião e, terceiro, qualificar o nível de exigência (essencial, expectativa, excedente) para a satisfação do requisito. Quanto ao requisito, o modelo propõe, primeiro, identificar a área de aplicação (operacional, tático, estratégico); segundo, identificar a área de origem do requisito (interno, externo, ordem legal) e terceiro, identificar a relação de dependência do requisito no contexto em estudo (individual, secundário, grupo). O procedimento seguinte será a validação de requisitos pelo confronto das informações do requisito com as dos variados pontos de vista das pessoas, através da ponderação (valor) do grau de exigência e conformidade com a necessidade e/ou desejo do cliente expresso no processo de extração de requisito, em relação ao produto ou serviço. Como resultado, obtém-se um índice médio de qualificação do requisito, que permitirá avaliar o grau de risco (alto, médio e baixo) para a implementação do requisito.

http://wer.inf.puc-rio.br/WERpapers/artigos/artigos_WER98/zanlorenci.pdf

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