BDBComp
Parceria:
SBC
Diretrizes para projeto de Interfaces Gráficas do Usuário (IGU) com interação baseada em movimentos de cabeça

Vinicius Kruger da CostaTatiana Aires Tavares

A disponibilidade de variados dispositivos de interação é uma realidade que amplia as potencialidades do projeto de interfaces de usuário, as quais podem sair do tradicional dueto teclado e mouse e, por exemplo, utilizarem-se do corpo do usuário como meio de interação. No entanto, as Interfaces Gráficas de Usuário (IGU) ainda são majoritárias quando analisamos a forma de exibição e feedback voltado ao usuário. Portanto, é necessário repensar o design da interação quandoos dispositivos utilizados exploram outras habilidades dos usuários de forma a estimular uma melhor experiência de uso desses dispositivos quando em conjunto com uma IGU. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é propor boas práticaspara projetos de IGU que utilizam-se de interação baseadas no rastreamento do movimento de cabeça. Para tanto, foram utilizados resultados de uma revisão sistemática da literatura e uma experimentação prática procurando comparar eficiência, efetividade, experiência de usuário e caracter?sticas da interação.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/ihc/2017/049.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD