BDBComp
Parceria:
SBC
Aplicabilidade de Heurísticas de Usabilidade para Aplicativos Móveis Educacionais Infantis

Caio Almeida AbreuJean RosaEcivaldo Matos

O mercado de aplicativos móveis educacionais apresentagrande diversidade de opções para tentar satisfazer os maisvariados públicos, especialmente crianças. Entretanto, parteconsiderável desses aplicativos abrange diversas idades, desconsiderando as características intrínsecas ao contexto educacional infantil, haja vista que crianças têm necessidades deinteração diferenciada e necessidades educacionais específicas.Este artigo apresenta uma análise preliminar da aplicabilidadede heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais infantis (HE), que se originaram de heurísticas genéricas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais (HG). A partir de um estudo experimental, por meio de avaliação heurística, especialistas em Interação Humano-Computador avaliaram um aplicativo móvel para a educação infantil, utilizando as HE e as HG. Verificou-se que a porcentagem de heurísticas violadas de HE superou as violações de HG. Portanto, evidenciou-se que as HE podem ser mais adequadas para avaliar a usabilidade de aplicações móveis voltados à educação infantil, pois as HE apresentaram maior grau de cobertura do que as HG.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/ihc/2017/027.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD