BDBComp
Parceria:
SBC
A influência da metacomunicação em interface na permanência de estudantes em MOOC

Beatriz Brito do RêgoEcivaldo de Souza Matos

MOOC ( Massive Open Online Course) é uma modalidade de educação online em larga escala. Um dos principais problemas dos MOOC é a baixa taxa de permanência de seus estudantes. A literatura aponta algumas causas gerais para esse fenômeno.Nesse sentido, esta pesquisa, a ser realizada em duas fases, visa investigar se a qualidade da metacomunicação pode influenciar direta ou indiretamente a permanência de estudantes em MOOC. A primeira fase consiste na revisão de literatura para identificação das causas gerais que influenciam o abandono de estudantes em MOOC. Na segunda fase será realizado um estudo de caso com o objetivo de identificar rupturas de comunicabilidade relacionadas às causas gerais identificadas na literatura ou que indiquem relação direta com o fenômeno de abandono ou de permanência. Os dados coletados no estudo de caso, por meio das avaliação da qualidade da metacomunicação e questionários aplicados ao longo do curso, serão triangulados com as causas-gerais identificadas na primeira fase. Espera-se, ao final, propor diretrizes de IHC para MOOC, de modo que os cursos sejam projetados com a preocupação de promover a permanência dos estudantes.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/ihc/2017/038.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD