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Utilizando Mineração de Dados e Sistemas Multiagentes na Análise da Evasão em Educação a Distância por meio do Perfil dos Alunos

Kaynan C. LiraMarcos A. de OliveiraRegis P. MagalhãesEnyo José T. Gonçalves

Sistemas Multiagentes (SMA) e Mineração de Dados (MD) vem sendo bastante utilizados na Educação a Distância (EAD), tendo como foco acompanhar o desempenho dos alunos visando o êxito escolar. Percebe-se que a evasão em EAD é consideravelmente alta e que constitui uma preocupação das instituições que oferecem cursos nesta modalidade. Foi desenvolvido um modulo para um SMA já existente, denominado SMAMoodle, tendo como finalidade acompanhar o comportamento dos alunos e identificar precocemente quando eles tendem a evasão. Foi possível identificar os padrões dos perfis dos alunos e auxiliar para mudança desse cenário.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/eniac/2016/058.pdf

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