Eustáquio São José de FariaJuan Manuel Adán Coello

A idéia de analisar programas de computador construídos por alunospara encontrar diferenças significativas surge como apoio ao aprendizadocolaborativo de programação, seguindo as idéias neopiagetianas da teoria doconflito sócio-cognitivo. Para tanto, faz-se necessária uma análise dosprogramas para computar métricas que possam indicar o nível de experiência ehabilidade do programador em resolver problemas em uma linguagem prédefinida.Sugerimos uma comparação entre os programas analisados a fim dedetectar diferenças significativas entre eles. Os autores de programas queapresentam diferenças significativas podem então trocar os seus programas paraque sejam apreciados e sirvam de exemplo e contra-exemplo de boas e máspráticas de programação. Neste artigo vamos apresentar algumas métricas dequalidade de programas e propor a construção de um avaliador para programasescritos em linguagem C, chamado VDSP - Verificador de DiferençasSignificativas em Programas.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2004/009.pdf

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A idéia de analisar programas de computador construídos por alunospara encontrar diferenças significativas surge como apoio ao aprendizadocolaborativo de programação, seguindo as idéias neopiagetianas da teoria doconflito sócio-cognitivo. Para tanto, faz-se necessária uma análise dosprogramas para computar métricas que possam indicar o nível de experiência ehabilidade do programador em resolver problemas em uma linguagem prédefinida.Sugerimos uma comparação entre os programas analisados a fim dedetectar diferenças significativas entre eles. Os autores de programas queapresentam diferenças significativas podem então trocar os seus programas paraque sejam apreciados e sirvam de exemplo e contra-exemplo de boas e máspráticas de programação. Neste artigo vamos apresentar algumas métricas dequalidade de programas e propor a construção de um avaliador para programasescritos em linguagem C, chamado VDSP - Verificador de DiferençasSignificativas em Programas.

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