BDBComp
Parceria:
SBC
Novas tendências em educação de Engenharia de Software: um estudo de caso no domínio de Teste de Software

Marco Aurélio Graciotto SilvaVanessa Araujo BorgesEllen Francine BarbosaJosé Carlos Maldonado

A disseminação de informação, aliada ao uso de novas tecnologias, tem alterado de forma significativa o cenário educacional. Assim, vivencia-se o fortalecimento de conceitos que favorecem a construção de novos ambientes cognitivos, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade no processo de ensino e aprendizado. Dentro desse contexto, novas tendências e perspectivas de educação deverão ser exploradas nos próximos anos: educação à distância, televisão digital, colaboração e desenvolvimento de conteúdos abertos. O que estamos fazendo para construir este futuro? Pesquisas relacionadas à modelagem e ao processo de engenharia de conteúdos educacionais demonstram os benefícios da sistematização da produção de módulos educacionais. Aplicados em cursos de graduação, no domínio de Teste de Software, a qualidade dos módulos é evidenciada pelo melhor desempenho dos alunos. O advento da televisão digital instiga a especialização e criação de novos métodos, possibilitando explorar o ensino sob uma nova perspectiva, na construção de conteúdos interativos, flexíveis e reutilizáveis, e propiciando um novo incremento na qualidade dos módulos educacionais.

http://fees.inf.puc-rio.br/FEESArtigos/pdf_counter.lp?fees=FEES08&file_name=silva.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD