BDBComp
Parceria:
SBC
Uso de Jogos para o Ensino de Engenharia de Software

Lucas MeirellesDaniela PeixotoElizabeth MonsalveEduardo FigueiredoVera WerneckJulio C. S. P. LeiteRodolfo ResendeClarindo Pádua

Durante o ensino de qualquer disciplina é importante a aplicação prática do conhecimento adquirido para fixar o aprendizado. No ensino de Engenharia de Software nem sempre é possível utilizar-se de atividades reais de desenvolvimento e gerência de software devido à limitação de tempo do curso e à complexidade de projetos. Desta forma, uma alternativa para integrar o ensino teórico à prática é a utilização de jogos que simulam tais atividades. Este trabalho apresenta o esforço conjunto de professores e alunos de pós-graduação de três universidades brasileiras em implantar o uso de jogos educacionais para apoiar o ensino de Engenharia de Software. Além disso, o artigo relata e discute as lições aprendidas em mais de cinco anos de estudo de jogos para Engenharia de Software. Finalmente, por meio deste trabalho, nosso objetivo estratégico é angariar novos educadores interessados em compartilhar experiências no uso de estratégias de apoio ao ensino de Engenharia de Software.

http://fees.inf.puc-rio.br/FEESArtigos/pdf_counter.lp?fees=FEES11&file_name=fees11_06.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD