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Um modelo conceitual fuzzy para análise do risco da avaliação de cursos de graduação

Simone E. RosaViviane L. D. MattosGraçaliz P. Dimuro

A autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação dependem de parecer emitido por avaliadores a partir de uma avaliação in loco, usando critérios definidos pelos órgãos competentes. Entretanto, esta avaliação é feita em um tempo exíguo e sem o exame detalhado de todas as evidências, existindo risco de emissão de parecer inadequado. Partindo do pressuposto de que a formalização e o registro de todos os processos existentes em uma Instituição de Ensino Superior (IES) podem minimizar este risco, neste trabalho propõe-se um modelo conceitual fuzzy para análise do risco na avaliação de cursos de graduação, representado pela transparência da gestão em uma IES. O modelo proposto tem como base o modelo de avaliação de risco de controle em auditorias contábeis, introduzido por Antunes. O uso da lógica fuzzy se justifica por auxiliar na execução de um raciocínio aproximado, e o instrumento proposto, que se encontra em fase de validação, pode servir como indicador do detalhamento necessário na verificação das evidências.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/cbsf/2012/0063.pdf

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