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Análise das superfícies geradas pelo sistema baseado em regras fuzzy de avaliação do risco de segurança do trânsito em rodovias em relação às condições e fluxo da rodovia, do ambiente e da velocidade do automóvel

Luís Roberto Almeida Gabriel FilhoKaren Yumi SatoNelson José Peruzzi

Diante da necessidade de classificar eficazmente o risco dos motoristas no trânsito brasileiro criou-se um modelo computacional baseado em fundamentos da lógica fuzzy e auxiliado pelo software Matlab. Como forma de auxiliar a determinação do grau de risco do trânsito foram analisadas quatro variáveis consideradas como as principais influenciadoras: "Velocidade do carro", "Nível de chuva", "Condição das estradas" e a "Densidade de carros". Foi utilizado também o método de inferência de Mamdani que possui diferentes combinações das quatro variáveis, resultando assim o grau do risco que o motorista estará associado. Tal resultado também poderá ser interpretado por representações tridimensionais gráficas e pelo mapa de contorno. Após a realização de todo o processo de estudo, concluiu-se que a utilização do software Matlab e dos conceitos da lógica fuzzy auxiliou na determinação do grau de prudência e imprudência dos motoristas.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/cbsf/2012/0034.pdf

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