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Um SLA com foco em Nuvens Computacionais

Josimar Viana SilvaCristiano André da CostaRodrigo da Rosa Righi

A Computac¸ ~ao em Nuvem permite o fornecimento de Tecnologia da Informac¸ ~ao (TI) soba forma de um servic¸o adquirido sob demanda. O pagamento pelo uso [Brantner 2008] d´aaos consumidores a possibilidade de aumentarem e diminu´ýrem a utilizac¸ ~ao do servic¸o deacordo com sua necessidade, sem precisar avisar antecipadamente aos provedores e semincorrer em custos extras. Por´em, isto imp~oe maiores cuidados dos provedores quanto aescalabilidade, elasticidade, seguranc¸a e mecanismos de provisionamento. Tais cuidadosreforc¸am a necessidade de um modelo de Acordo de N´ývel de Servic¸o (SLA) como umdos principais mecanismos determinantes na relac¸ ~ao entre provedores e consumidores deuma Nuvem Computacional. Um SLA ´e um documento formal que define as relac¸ ~oesentre o provedor e o consumidor de determinado servic¸o. Ele cont´em a descric¸ ~ao dosservic¸os, informac¸ ~oes referentes ao modo como estes ser~ao providos, as m´etricas para oacompanhamento do servic¸os, as responsabilidades dos provedores e consumidores, asac¸ ~oes e penalidades no caso de violac¸ ~ao do acordo [Alain A. 2007]. Considerando essesdesafios, associados ao car´ater din^amico que os ambientes de Nuvens representam, estetrabalho prop~oe um novo modelo de SLA para Computac¸ ~ao em Nuvem.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/erad-rs/2012/0025.pdf

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