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Lidando com Trapac¸as em uma Arquitetura Multi-Servidor para Jogos Online Massivamente Multijogadores

Felipe L. SeverinoCláudio F. R. Geyer

Este trabalho ir´a considerar a quest~ao de trapac¸as em jogos online massivamentemultijogadores a partir da arquitetura proposta por [BEZERRA 2009] que utiliza umconjunto de servidores para suprir o gargalo apresentado pela estrutura cliente-servidor.Nessa soluc¸ ~ao o mundo virtual ´e dividido em regi ~oes, e cada regi~ao ´e atribu´?da a um servidor,sendo este respons´avel pelo gerenciamento dos jogadores presentes nessa regi~ao. Estaarquitetura, por´em, introduz novos problemas em relac¸ ~ao `a seguranc¸a pois, al´em de jogadoresmaliciosos, poder~ao existir servidores maliciosos, que permitam ac¸ ~oes ilegais porparte dos jogadores.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/erad-rs/2010/0054.pdf

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