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GHolo - Modelo de Comunicac¸ ~ao e Mobilidade

Ubirat~a Azevedo Ign´acio

A necessidade decomunicac¸ ~ao, e portanto sua estrutura, pode variar de acordo com o tipo de jogo O modeloapresentado neste trabalho prop~oe mecanismos de interac¸ ~ao atrav´es de agentes m´oveis,e de compartilhamento de informac¸ ~oes atrav´es de uma ´area de mem´oria ´unica. Para istoser´a empregado os recursos de Ente e Hist´oria, definidos no Holoparadigma [1].Inicialmente ser´a feito uma breve apresentac¸ ~ao dos tipos de jogos aos quais estetrabalho se refere, e dos modelos de comunicac¸ ~ao utilizados tradicionalmente. Em seguida´e descrito como pode ser criado um mecanismo em um n´?vel mais abstrato, que permitainserir mobilidade em jogos. O texto finaliza com a apresentac¸ ~ao de um prot´otipo quedemonstra o funcionamento da t´ecnica.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/erad-rs/2004/0026.pdf

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