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Comparação entre Sistemas para Renderização em Tempo Real WireGL e OpenRT

Fábio P BassoDaniel WelferDiego Luís KreutzRaquel M Pillar

O processo de renderização cria uma imagem calculando os fatores ópticos queexercem influência na visualização de objetos. Para que uma imagem seja formada poreste processo é necessário que se defina uma cena com objetos, tridimensionais ou não,com suas propriedades, e os parâmetros de um visualizador, uma câmara, por exemplo.A imagem final é o resultado de todos os fatores ópticos calculados em cada ponto dacena que está definida nos parâmetros do visualizador.A renderização pode ser feita de duas formas, ou por traçado de raios, ou porrasterização, sendo que ambas necessitam de alto desempenho computacional paraefetuá-la em tempo real. Para efetuá-la de forma econômica, como alternativa ao uso demáquinas multiprocessadas, foram desenvolvidos dois sistemas, WireGL e OpenRT,que fazem isso em aglomerados de computadores. O primeiro realiza a renderizaçãodistribuída utilizando o processo de rasterização enquanto que o segundo utiliza otraçado de raios (Ray Tracing). O objetivo deste testo é comparar estes dois sistemas eapresentar uma análise teórica inicial. Esta poderá servir de base para a escolha entre autilização do WireGL ou do OpenRT na implementação de uma aplicação de animaçãográfica 3D, que necessita efetuar a renderização de cenas tridimensionais em tempo real.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/erad-rs/2004/0047.pdf

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