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Implantando a Gestão de Serviços de TI: uma abordagem horizontal baseada no catalogo de serviços de TI

Jeime Nunes de AndradeHermano Perreli de Moura

A importância adquirida pela Tecnologia da Informação (TI) para as empresas atuais, obriga uma melhor gestão da TI no ambiente organizacional buscando o alinhamento estratégico entre a TI e o negócio da organização. O ITIL é uma biblioteca de boas práticas para gestão dos serviços de TI que tem sido utilizado por diversas empresas públicas e privadas que objetivam melhorar a qualidades dos serviços de TI, colocando-os em conformidade com os objetivos da organização. No entanto ainda há muitas dificuldades para adoção dessas práticas e como introduzi-las no dia-a-dia das organizações.O objetivo deste artigo é discutir a implantação de boas práticas para gestão de serviços de TI e apresentar uma abordagem horizontal de implantação das práticas do ITIL com base no catálogo de serviços da organização.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbsi/2008/0016.pdf

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