BDBComp
Parceria:
SBC
Monitoramento das Interações dos Aprendizes na Rede Social Twitter como Apoio ao Processo de Mediação Docente

Roberto F. OliveiraJefferson AraújoFrancisco Petrônio A. MedeirosAlisson V. Brito

Este artigo apresenta a utilização do Microblogging mais popular,denominado Twitter, a fim de definir o grau de interatividade e colaboraçãode conteúdos entre os alunos de uma mesma classe. Sendo assim, o presentetrabalho discorre sobre a aplicação de técnicas de Análise de Redes Sociaiscomo instrumento para alcançar os objetivos supracitados. Utilizando-se doTwitter, realizou-se um estudo com um grupo de alunos do ensino superior,aplicando-lhes as seguintes métricas de análise: in-degree centrality, outdegreecentrality closeness centrality e betweenness centrality. Os resultadosobtidos foram comparados pelo professor com a conduta presencial dosalunos, ajudando a definir o perfil de cada um de seus discentes em relação ainteratividade e colaboração e possibilitando a realização de um trabalho queestimule a participação em grupo.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/brasnam/2012/0012.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD