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Modelo de Cooperação em Ambientes de Aprendizagem Baseados em Casos Médicos

Flávia M. SantoroNeide Santos

Em trabalhos anteriores (Santoro, Borges & Santos, 2000a, 2000b), descrevemos um modelo de cooperação para apoio à fase de projeto de ambientes de aprendizagem cooperativa apoiados em computador (Computer-Supported Cooperative Learning - CSCL). O modelo de cooperação é descrito em uma linguagem de padrões, que considera as características dos trabalhos mais relevantes na área e aponta questões não resolvidas por estes ambientes. Cada elemento do modelo representa uma área de estudo em CSCL, é composto de sub-elementos e cada sub-elemento pode capturar um ou mais padrões. Os padrões são inter-relacionados e formam uma linguagem de padrões. O modelo genérico está apresentado em Santoro et al. (2000a) e a linguagem está apresentada e discutida em Santoro et al. (2001). A força do modelo reside em sua capacidade de ser instanciado para domínios específicos, como o desenvolv imento de projetos, a resolução de problemas e a aprendizagem baseada em problemas. A primeira instanciação do modelo foi realizada para o domínio de desenvolvimento de projetos (Santoro et al., 2000a). Neste artigo, é descrita uma segunda instanciação realizada para atender à modelagem do processo cooperativo em FabriCar, a fábrica de autoria de CardioEducar (Rocha et al, 2001).

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wim/2002/0011.pdf

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