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A Criação de um Sistema Informatizado com Ênfase na Padronização dos Métodos, para Auxiliar as Ações de Controle de Zoonoses no Município de Belo Horizonte

Portfólio Reflexivo Eletrônico na Unidade Educacional de Prática Profissional do Curso de Medicina da UFSCar

José Eduardo Marques PessanhaFábio Raimundo de Carvalho

Marcos ForteWanderley Lopes de SouzaRoseli SilvaAntonio Francisco Prado

Este trabalho descreve a construção de um sistema informatizado na área de saúde, atendendo a uma demanda operacional do Serviço de Controle de Zoonoses, que necessita de dados mais ágeis e confiáveis, requisitos indispensáveis na avaliação e planejamento das ações necessárias para redçução do impacto das zoonoses(dengue, febre amarela, leishmanioses, raiva, etc) nos problemas de saúde do município. Através da padronização dos métodos de trabalho com consequente agilidade operacional, consistência dos dados coletados, fundamental para atingir os objetivos, viabilizou-se homogeneidade na visualização de toda a rede municipal integrante do Serviço de Controle de Zoonoses. O Banco de Dados gerado pelo sistema permite a recuperação de dados e informações pelo Serviço de Controle de Zoonoses e por outros usuários que tenham interesses técnicos/científicos relacionados ao tema. O produto final permitirá ao Serviço de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Belo Horizonte, gerenciar suas atividades atravé de uma ferramenta moderna, ágil, confiável, abrangente e de fácil utilização. O Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos emprega uma metodologia centrada em Aprendizagem Baseada em Problemas, sendo estruturado em três unidades educacionais: Simulação da Prática Profissional, Prática Profissional e Eletivas. Todo o conhecimento construído por um estudante desse curso é registrado em seu portfólio depapel, o qual possui desvantagens relacionadas à sua manutenção, acesso e transporte. A fim de lidar com esses problemas, foi desenvolvido um portfólio eletrônico, para inicialmente suportar as atividades da unidade de simulação, e que foi posteriormente estendido para também suportar as atividades da unidade de prática. Essa extensão é o assunto principal deste artigo.

http://www.ip.pbh.gov.br/ANO1_N1_PDF/ip0101pessanha.pdf

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