BDBComp
Parceria:
SBC
Aplicação de um software educativo neurológico nas afecções do córtex cerebral

Karen Lúcia de Araújo Freitas MoreiraLourdes Mattos BrasilCláudia Batista MéloJair Dórea SoaresCatarina de Oliveira SousaDaniela de Macêdo PimentelRichard Diogo Rocha de OliveiraLígia de Albuquerque Maia

A presente pesquisa trata de um Software Educativo Neurológico direcionado a estudantese profissionais da área de saúde. Apresenta conceito, etiologia, epidemiologia, classificação, fisiopatologia, quadro clínico, prognóstico e casos Clínicos, contemplando as principais patologias que acometem o córtex cerebral.Portanto, é capaz de fornecer subsídios para que o usuário tenha, em um microcomputador pessoal, uma ferramenta para um estudo preliminar de algumas das principais afecções do Sistema Nervoso Central (SNC). O projeto foi desenvolvido em parceria entre MET/NETEB/UFPB e o aplicativo produzido está disponível em mídia óptica (CD-ROM) e pode ser usado em um computador pessoal, com resolução de vídeo mínima 800x600, 256 cores e 32 MB de memória RAM, onde a ferramenta utilizada para a produção deste Software foi o toolbook II versão 7.2, utilizando uma interface atrativa, inteligente e simples.Após a implementação do Software Educativo Neurológico, o mesmo foi avaliadopor um teste piloto. Observou-se através deste, que o software é acessível e facilita o processo ensino-aprendizado de forma inteligente e versátil, visto que, nas referências convencionais, sejam artigos, periódicos ou livros, é difícil encontrar, concomitantemente, imagens de peças anatômicas, explicativos de neuroanatomia, textos referentes a características inerentes às patologias abordadas, tomografia computadorizada e/ou ressonância. Este trabalho atendeu ao objetivo previamente estabelecido, que foi a concepção de um Software Educativo Neurológico que aborda de forma didática os componentes clínicos e imagino lógicos das principais afecções do SNC, incluindo testes sobre as mesmas, possibilitando por parte dos discentes e docentes, averiguar o processo de ensino-aprendizagem de forma dinâmica e atrativa, tomando como base dispositiva visuais, auditivos e textos.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wim/2005/0022.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD