BDBComp
Parceria:
SBC
Comunicação Orientada a Eventos na Arquitetura de Software Continuum (Position Paper)

Rumo ao Sucesso na Utilização de Softwares Educacionais para o Ensino e Aprendizagem de Ciências

Rodolfo Stoffel AntunesCristiano André CostaCláudio Fernando Resin GeyerAdenauer Corrêa Yamin

Lilian Carla de FreitasTereza Gonçalves Kirner

Aplicações para a computação ubíqua tornam-se complexas, pois devem tratar diversas questões de implementação. A infra-estrutura de software Continuum tem por objetivo simplificar o desenvolvimento destas aplicações, através da integração de um framework e um middleware específicos para a computação ubíqua. Este artigo apresenta a pesquisa desenvolvida durante o projeto do serviço communicator, presente no middleware do Continuum, bem como o modelo desenvolvido a fim de guiar a implementação deste serviço. O crescente número de softwares educacionais desenvolvidos,particularmente os direcionados para o ensino de ciências, torna a escolha de software uma tarefa complexa para os professores e educadores em geral. Tal cenário suscita uma questão importante: quais os fatores devem ser considerados como chaves para se conseguir o sucesso no uso dos softwares educacionais enfocados? Neste contexto, o trabalho ora apresentado busca fornecer subsídios para uma discussão sobre o problema e, consequentemente, contribuir para uma seleção mais acertada e uma utilização mais proveitosa desses softwares nas salas de aula.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbcup/2009/004.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD