BDBComp
Parceria:
SBC
Ferramentas de Autoria de Conteúdos e as Limitações para a Personalização da Educação

Eduardo Henrique GomesEdson P. PimentelJuliana Cristina Braga

A produção de contéudos para a educação mediada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem tem sido feita baseada nos Objetos Digitais de Aprendizagem (OAs). No entanto, o uso desses OAs em contextos que busquem a personalização da Educação tem sido dificultado pela carência de ferramentas de autoria que facilitem a criação de critérios de adaptação pelos próprios educadores. A consequência disso é que um acompanhamento mais personalizado das necessidades de aprendizagem através dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) tem se tornado inviável e pouco disseminado. Este artigo tem por objetivo discutir o desafio da personalização relacionado com as dificuldades da produção de contéudos adaptativos e sua relação com as ferramentas de autoria para facilitar a criação desses contéudos e sua disponibilização nos AVAs. Como ilustração, apresenta os estudos do grupo em relação ao Projeto GRAPPLE e propõe o desenvolvimento de uma ferramenta de autoria visual para a edição de regras de adaptação de contéudo em fragmentos de texto para uso em Sistemas de Hiperm´?dia Adaptativa (SHAs) visando a Personalização em E-Learning.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/desafie!/2012/0017.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD