BDBComp
Parceria:
SBC
Aprofundamento da mobilidade tecnológico-educacional por meio de jogos intelectivos como facilitadores da comunicação professor-aluno em redes virtuais de ensino

Alexandre DireneWilson da SilvaFabiano SilvaLeticia PeresAlexander KutzkeDiego MarczalGílian BarrosLeda MouraGustavo Bazzo

O problema da mobilidade tecnológico-educacional no trinômio professor-aluno-conteúdo é exposto de maneira crítica para abordar o quarto grande desafio da SBC. As principais limitações dos trabalhos existentes em relação à introdução de tecnologias no ambiente educacional são abordadas como temas focais de pesquisa original. Em relação aos aspectos metodológicos, são identificadas as características dos jogos intelectivos capazes de promover o desenvolvimento cognitivo e metacognitivo dos professores e alunos como alternativa para facilitar a implantação das tecnologias educacionais voltadas à mobilidade humana no ambiente escolar. Os conceitos e ferramentas são descritos no contexto do projeto piloto Um Computador por Aluno (UCA/MEC). São também propostas como metas futuras de pesquisa, as formas tanto de monitoramento como de avaliação do uso desses jogos e seus veículos tecnológicos em relação à evolução do desempenho acadêmico dos alunos.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/desafie!/2012/007.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD