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Modelo GRPC: Utilizando a Tecnologia de CRM na Melhoria da Efetividade e Qualidade do Atendimento de Pacientes Crônicos

Márcia ItoJosé Sidnei C. MartiniLúcia C. Iochida

Este artigo propõe um modelo de atendimento de pacientes crônicos baseada na tecnologia de CRM (Customer Relationship Management). A tecnologia CRM é uma estratégia com ferramentas para implementar um programa de relacionamento e fidelidade entre o cliente/consumidor e o fornecedor. Ao utilizar o conceito de CRM no atendimento ao paciente é possível encontrar uma estratégia efetiva de acompanhamento e monitoramento com qualidade do paciente crônico, por ex. diabético, acessível a todos. Da mesma forma que o CRM consegue atingir os clientes dos mais variados níveis, através dos seus canais de comunicação, neste modelo, utilizaremos a mesma tecnologia a fim de garantir um acompanhamento efetivo e adequado a todas as camadas populacionais. A idéia principal é converter os conceitos de fidelização do cliente à marca para a adesão do paciente ao seu tratamento, visando a fidelizar o paciente ao seu tratamento. A este modelo chamaremos de Gestão do Relacionamento com o Paciente Crônico (GRPC).

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wim/2004/0016.pdf

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