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Efeitos da manipulação direta reflexiva na resolução de problemas sobre estruturas aditivas

Ana Emília de Melo QueirozAlex Sandro Gomes

O uso de softwares educativos constitui objeto de estudo durantea sua inserção nas práticas escolares, pressupondo uma avaliação criteriosada sua forma de utilização, bem como durante o seu desenvolvimento, poiso propósito do seu uso o diferencia de outros softwares não educativos. Poresse motivo, faz-se necessário agregar mecanismos capazes de influenciarna aprendizagem dos conceitos para os quais foram desenvolvidos. Oobjetivo deste trabalho foi o de averiguar se o estilo de interação, oferecidopela interface, foi capaz de promover reflexão sobre os conceitos por elaveiculados, bem como verificar indícios do desenvolvimento de autonomia,por parte dos usuários, durante a resolução de problemas. Para tanto,adotamos uma metodologia qualitativa composta por observaçãoparticipante, gravações e entrevistas. Como resultado, apresentamos umaanálise dos protocolos verbais coletados durante a execução da tarefaproposta, sob a influência do estilo de interação. The use of educative software constitutes study object through itsinsertion in the school practices, presupposing a judicious evaluation of itsform of use, as well as in its development, be-cause the intention of its usedifferentiates it from other non-educative software. For this reason, it isnecessary to add mechanisms capable of influencing in the learning of theconcepts for which it was developed. The objective of this work was toinquire if the style of inter-action, offered by the interface, was able to promotereflection on the concepts propagated by it, as well as to verify indicationsof autonomy development, on the part of the users, during the resolution ofproblems. To achieve that, it was adopted a qualitative methodology composedby participant observation, recordings and interviews. As a result, wepresent an analysis of the verbal protocols collected during the execution ofthe task proposed, under the influence of the interaction style.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/16/2/005.pdf

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