BDBComp
Parceria:
SBC
Referencial Teórico Construtivista para Avaliação de Software Educativo

Alex Sandro Gomes

Este artigo apresenta um referencial teórico de base construtivistapara orientar a avaliação e o design de interfaces educativas comenvolvimento de usuários. Ilustramos a aplicação desse referencial comum estudo de caso no qual analisamos qualitativamente o impacto naaprendizagem que ocorre durante o uso de um software para o ensino daGeometria. Os resultados obtidos permitem concluir sobre a eficácia dainterface de um software educativo serve como elemento mediador àconstrução de situações significativas para a aprendizagem de conceitosespecíficos. This article presents a theoretical framework of constructivistbase for analysis and design of educative interfaces. We illustrate theapplication of this framework in a case study in which we qualitativelyevaluate concept learning during the usage of a dynamic geometryeducational software. The results allow to conclude about the interfaceseffectiveness to constitute appropriate learning situations for specificconcepts learning.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/16/2/001.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD