BDBComp
Parceria:
SBC
Uso de computadores no ensino fundamental e médio e seus resultados empíricos: uma revisão sistemática da literatura

André Covic BarrosJacques WainerKleucio Claudio ClaudioLuiz Renato Ribeiro FerreiraTom Dwyer

Esta revisão sistemática visa a entender qual o ganho que o computador promove na ação pedagógica para alunos do Ensino Fundamental e Médio, tendo como base publicações das últimas três décadas, indexadas no banco de dados do "Education Research Information Center" (ERIC). Obtivemos como resultado um total de 109 artigos considerados relevantes para esta pesquisa; estes foram classificados em artigos experimentais positivos, negativos e neutros. Consideramos como positivos, artigos que apontam algum resultado favorável ao uso educacional dos computadores; como negativo, o oposto a estes e ainda, como neutros, aqueles que não informam, em seu resumo, o resultado do experimento estudado. Concluímos ainda que há poucas evidências experimentais publicadas em revistas internacionais que suportem a crença de que o computador proporciona ganhos na Educação Fundamental e Média. Na revisão das metaanálises, concluímos que elas indicam resultados mais otimistas, para o uso de computadores na educação, que os resultados experimentais permitiriam deduzir e que muitas apresentam problemas metodológicos. This systematic review aims to evaluate the impact of computers in Primary and Secondary education, based on research published in the last three decades, and indexed in the "Education Research Information Center" (ERIC). We retrieved 109 papers considered relevant to this research; these papers were classified as positive, negative, or neutral experimental result (depending if the use of computer had a positive, negative or neutral impact when compared to the non-use); and metaanalysis (also positive, negative and neutral). Regarding the experimental articles, we conclude that there few experimental evidence to support the belief that computers are beneficial to the Primary and Secondary education. Regarding the meta-analysis, we concluded that they indicate a more optimistic result that one could conclude from the experimental results, and that many of them had methodological problems.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/16/1/005.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD