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Aperfeiçoamento Automático do Perfil do Aprendiz em Ambientes de Educação Ubíqua

Darci LevisJorge BarbosaSérgio Crespo Coelho da Silva PintoDébora Nice Ferrari Barbosa

A computação ubíqua trouxe várias potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista educacional, o desafio é a criação de um ambiente de aprendizagem móvel que proporcione recursos apropriados para o aprendiz. No cenário da educação ubíqua torna-se importante a criação de um Perfil de Aprendiz, que integre suas localizações, interesses e informações referentes à aprendizagem. Este artigo apresenta o PeLeP (Pervasive Learning Profile), um modelo que suporta o aperfeiçoamento automático do perfil do aprendiz em ambientes de educação ubíqua. O PeLeP usa o histórico dos aprendizes nos contextos de um ambiente ubíquo (tracking) para atualização dos perfis. O perfil do aprendiz no modelo é refinado e enriquecido através de inferências. As inferências são baseadas na mobilidade do aprendiz e no monitoramento das tarefas que ele executa nos contextos de um ambiente de computação ubíqua. O texto apresenta ainda a integração do modelo com um sistema de educação ubíqua. Os resultados iniciais mostram a viabilidade da proposta. Ubiquitous computing brings several new capabilities to the learning and teaching processes. From an educational viewpoint, the challenge is the creation of a mobile learning environment capable of providing educational resources adapted to learners. In the scenario of ubiquitous learning, the creation of user profiles is an essential topic. These profiles should store you locations, interests and pedagogically related information. This paper presents PeLeP (Pervasive Learning Profiles), a model created to support automatical improvement of user profiles in ubiquitous learning environments. PeLep employs analysis of the user interaction history (tracking) in an ubiquitous learning environment, in order to update user profiles. These profiles are improved through inferences made by PeLeP. The inferences take into account the user's mobi-lity and the tasks he performs in the contexts that constitute a ubiquitous learning environment. This paper also presents the integration of PeLeP into an existing ubiquitous learning system, with results to follow.

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