BDBComp
Parceria:
SBC
Computação Móvel e Ubíqua no Contexto de uma graduação de Referência

Jorge BarbosaRodrigo HahnSolon RabelloSérgio Crespo Coelho da Silva PintoDébora Nice Ferrari Barbosa

O uso crescente de dispositivos móveis e a ampla difusão deredes sem fio vêm estimulando as pesquisas relacionadas com computaçãomóvel e ubíqua. Neste contexto, a educação vem sendo considerada umadas principais áreas de aplicação. Este artigo propõe a aplicação dacomputação móvel e ubíqua na melhoria das práticas pedagógicas deuma Graduação de Referência (GRefe). A GRefe é um novo modelo degraduação proposto pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(Unisinos). Uma GRefe é organizada em Programas de Aprendizagem (PAs).Um PA é composto de áreas temáticas onde são desenvolvidas as atividadesacadêmicas. Além disso, as áreas são integradas através de uma atividadeprática, conhecida como Projeto de Aprendizagem. O artigo dedica-se auma GRefe específica, chamada Engenharia da Computação (ComGRefe).Inicialmente, a computação móvel foi introduzida nas áreas temáticas enos projetos de aprendizagem. Logo após, um ambiente de educaçãoubíqua foi criado e avaliado no contexto da ComGRefe. Os resultadospreliminares estimulam o aprofundamento dos estudos sobre a integraçãodo modelo pedagógico da GRefe e as tecnologias de aprendizagem móvele ubíqua. The increasing use of mobile devices and the dissemination ofwireless networks have stimulated mobile and ubiquitous computingresearch. In this context, education is being considered one of the mainapplication areas. This paper proposes the use of mobile and ubiquitouscomputing to support and improve learning in a new kind of academicstructure called Undergraduate Course of Reference (GRefe). GRefe wascreated in the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A GRefeis organized in Learning Programs (LPs). LPs are organized in thematicareas. In the areas the academic activities are developed. Besides, eachLP supports a specific activity called Leaning Project. Projects integratethe thematic areas through a practical framework. We proposed the use ofmobile and ubiquitous computing in a specific GRefe called ComputerEngineering. Initially, we introduced the mobile computing in the thematicareas and in the learning projects. After, we created an ubiquitous learningenvironment and applied it in the GRefe. The initial results are stimulating.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/15/3/006.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD