BDBComp
Parceria:
SBC
LOCPN: Redes de Petri Coloridas na Produção de Objetos de Aprendizagem

Maria de Fátima Costa de SouzaDanielo G. GomesGiovanni Cordeiro BarrosoCidcley Teixeira de SouzaJosé Aires de Castro FilhoMauro Cavalcante PequenoRossana M. C. Andrade

Objetos de Aprendizagem (OAs) são recursos digitais desenvolvidospara serem utilizados dentro do contexto educacional como ferramenta deapoio ao processo de aquisição de conhecimento do indivíduo. Tais recursos,evidenciados no Brasil por esforços como o do RIVED (Rede Interativa Virtualde Educação), têm mostrado a importância dos OAs, e, particularmente, dassimulações e animações, como artefatos de software capazes de auxiliar aprática pedagógica. Contudo, em virtude do grau de complexidade dosrequisitos envolvidos na produção desses artefatos, há a necessidade de secontar com diferentes tipos de profissionais, que possam responder, de formacoerente, pelo caráter tanto pedagógico quanto técnico. Entretanto, essecaráter multidisciplinar afeta o processo de desenvolvimento em virtude dasimprecisões na comunicação dos diferentes tipos de requisitos entre essesprofissionais. Nesse sentido, propomos nesse trabalho, a adoção de um modeloformal, denominado LOCPN (Learning Objects production with Colored PetriNets), desenvolvido especificamente para auxiliar o processo dedesenvolvimento de OAs. A eficácia da utilização de LOCPN é comprovadaneste trabalho pela qualidade das implementações e pela reduçãosignificativa do tempo de produção de OAs. Leaning Objects (LOs) are digital resources developed to be used inthe educational setting as a tool to support one´s learning acquisition process.Such resources, made notorious in Brazil by efforts such as RIVED (VirtualInteractive Educational Network), have proved the significance of LOs, andparticularly of simulations and animations, as software artifacts able to helpthe pedagogical practice. However, due to the high degree of complexityinvolved in the production of these artifacts, different types of professionalsare needed to answer, in a coherent manner, both the pedagogical and technicalconcerns. In addition, this multidisciplinary characteristic affects thedevelopment process due to imprecision in communication among theseprofessionals about the different types of requirements. Therefore, we proposein this work the adoption of a formal model, named LOCPN (Learning Objectsproduction with Colored Petri Nets), specially developed to aid thedevelopment process of LOs. The usage efficiency of LOCPN is demonstratedin this work by the quality of implementations and the significant time reductionin the production of LOs.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/15/3/005.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD