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Reconhecimento e Agrupamento de Objetos de Aprendizagem Semelhantes

Raphael GhelmanSean W. M. SiqueiraMaria Helena L. B. BrazRubens N. Melo

Atualmente, educação a distância, em especial a educaçãobaseada na web, está se tornando mais importante na medida em quepossibilita a disseminação de conhecimento e informação através daInternet de modo mais rápido e barato. Consequentemente, arquiteturaspara sistemas de aprendizagem têm sido desenvolvidas e de modo afiltrar o que é mais relevante e/ou de interesse dos usuários, técnicasde personalização têm sido propostas e utilizadas. Em sistemas deaprendizagem, acesso ao conteúdo instrucional é sempre umacaracterística importante e a possibilidade de filtrar o conteúdoarmazenado nestes repositórios é um aspecto essencial. Neste contexto,o trabalho descrito neste artigo enfoca o problema de reconhecerdiferentes versões do mesmo conteúdo. Se diferentes versões sãoreconhecidas, então podem ser organizadas de acordo com diferentescaracterísticas e é possível selecionar automaticamente a versão quemelhor se adequa às necessidades do usuário. Este artigo descreve umserviço web - Serviço Agrupador de Resultados (objetos deaprendizagem) Semelhantes - que foi especificado para ser capaz dereconhecer versões de objetos de aprendizagem existentes baseadosem seus registros de metadados. Um estudo de caso é descrito, em queas idéias apresentadas são ilustradas. Nowadays e-learning is becoming more important as it makespossible the dissemination of knowledge and information through theinternet in a faster and costless way. Therefore, architectures for elearningsystems have been developed and in order to filter what ismore relevant and/or of users' interest, personalization techniques havebeen proposed and adopted. In e-learning systems, access toinstructional content is always an important feature and the possibilityof filtering content stored in their repositories is an essential aspect. Inthis context, the work described in this paper addresses the problem ofbeing able to recognize different versions of the same content. If differentversions are recognized, then these versions can be organized accordingto different characteristics and it is possible to automatically selectthe version that suits best the user needs. This paper describes a webservice - Similar LO Detection Service - that has been specified to beable to recognize versions of existing learning objects based on theirmetadata records. Besides that it also describes a case study where theideas presented are showed.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/15/3/003.pdf

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