BDBComp
Parceria:
SBC
Análise da Aprendizagem Significativa em Ambientes de Escrita Colaborativa Apoiada por Computador

Nelkis de la Orden MedinaPaulo José de Freitas Filho

No contexto dos ambientes colaborativos, a escrita colaborativatem tido grande repercusão. Os ambientes de edição colaborativa podemfavorecer o pensamento crítico e consequentemente a aprendizagemsignificativa. Neste artigo é apresentado um método de pesquisa qualitativapara avaliar o impacto dos editores colaborativos na aprendizagemsignificativa. Foi desenvolvido um estudo de caso comparativo aplicando ométodo em dois cenários: presencial e semi-presencial. Collaborative writing has had great repercusion withincollaborative environments. Collaborative editing environments maystimulate critical thinking and, consequently, meaningful learning. Aqualitative research method for the evaluation of collaborative editors inmeaningful learning is presented so as to evaluate the impact of collaborativeeditors on meaningful learning. A comparative case study using the methodin two different scenarios was developed: "presential" learning and "semipresential"learning.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/15/2/006.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD