BDBComp
Parceria:
SBC
Planejamento e Análise de Sessões Colaborativas Utilizando Teorias de Aprendizagem e Ontologias

Seiji IsotaniRiichiro Mizoguchi

Atualmente, existem diversas teorias de aprendizagem quecontribuem para a melhor compreensão e ao suporte à aprendizagemcolaborativa. Contudo, existem muitas dificuldades em utilizá-las duranteo planejamento e a análise de atividades em grupo devido a complexidadee ambigüidade das mesmas. Além disso, raramente encotramos modelosque oferecem suporte ao desenvolvimento de ferramentas que facilitam ouso destas teorias em ambientes colaborativos. O principal objetivo destetrabalho é construir um modelo baseado em ontologias que auxilie naanálise das interações entre indivíduos e no planejamento apropriado deatividades para o grupo oferecendo recomendações baseadas nas teoriasde aprendizagem. Através deste modelo nos mostramos como é possívelanalisar e planejar sessões efetivas de aprendizagem colaborativapropondo tarefas e objetivos com justificativas teóricas. Nowadays, there are several learning theories that contributeto a better understanding and supporting of collaborative learning.However, it is very difficult to use such theories during the designing andthe analysis of group activities due to their complexity and ambiguity.Further-more, rarely we find models that support the development of toolsthat help the use of these theories in collaborative environments. Themain objective of this work is to build a model based on ontologies thataids the analysis of interactions among individuals and the effective designof activities for a group offering recommendations based on learningtheories. Through this model we show how it is possible to analyze and todesign effective collaborative learning sessions proposing tasks and goalssupported by theoretical justifications.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/15/2/005.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD