BDBComp
Parceria:
SBC
CV-MUZAR - Um Ambiente de Suporte a Comunidades Virtuais para Apoio à Aprendizagem em Museus

Antônio Carlos da Rocha CostaAna Carolina Bertoletti De Marchi

Este artigo tem como objetivo mostrar que é possívelincentivar a aprendizagem em museus através da construção decomunidades virtuais, com base em repositórios de objetos deaprendizagem (OA), ferramentas comunicacionais e produção de OApor parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem nosentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nasatividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos dopressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e acolaboração são essenciais para o processo de aprender no contextoinformal dos museus. Acreditamos que a interação e a colaboração sãopartes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado porcomunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagemoferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Assimsendo, por meio de um entendimento do aprender baseado nacomunicação e na linguagem, percebemos os museus interativos comoespaços discursivos em que os visitantes mergulham e por eles sãomodificados. Neste sentido, argumentamos que as comunidades virtuaisde aprendizagem, com a possibilidade de virtualizar a linguagem, sãoexcelentes mecanismos para ampliar o poder comunicacional dosmuseus, criando novas estratégias comunicativas. Para atingir oobjetivo, foi necessário reunir quatro conceitos técnicos da área deinformática, são eles: comunidades virtuais de aprendizagem; objetosde aprendizagem; metadados e mapas de tópicos. A junção destesconceitos permitiu a construção do ambiente de comunidade virtual,denominada CV-Muzar. Diante do exposto, de modo a identificar osmeios pelos quais se podem motivar os visitantes a realmente produziremnovos conhecimentos durante sua visita informal ao museu, examinandoessa questão tanto do ponto de vista quantitativo, como tambémqualitativamente, foi realizada uma experimentação do ambiente comum grupo de pessoas convidadas segundo suas áreas de formação.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/14/3/001.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD