BDBComp
Parceria:
SBC
Processo e Modelo de Identificação de Elementos Relevantes em Documentos Textuais a Partir de Informações da Prática de Definição de Atividades Instrucionais

Robinson Vida NoronhaClovis Torres Fernandes

Atualmente não há metodologia que auxilie ao professor na tarefa de identificação de fatos principais e relevantes em documentos textuais para alguma atividade instrucional. Os documentos textuais considerados neste trabalho são textos aplicáveis em atividades instrucionais ou execução de exercícios. Professores, usualmente, identificam quais fatos são relevantes para as atividades instrucionais enquanto lêem tais documentos, realizando anotações ou destacando, através de caneta ou lápis, trechos do documento. Nesse artigo propõe-se um novo processo de auxílio na atividade de identificação, seleção e ordenação desses fatos representados na forma de frases. O processo é automatizado e guiado por algumas informações instrucionais, tais como o objetivo da atividade instrucional, as metas instrucionais e os conceitos relevantes ou palavras chave do domínio. Essas informações são estruturadas com base em um novo modelo de representação de informações instrucionais. Esse modelo também é proposto aqui. A principal contribuição do trabalho reside em mostrar como utilizar algumas informações pedagógicas para selecionar fatos principais e fragmentos de informação. Os resultados de um experimento preliminar indicam que tanto o modelo quanto o processo poderiam ser utilizados para auxiliar professores na tarefa de identificação de fatos e frases relevantes a um dado assunto instrucional de documentos textuais. There are no consensual methodologies to aid teachers on how to identify main facts or phrases from instructional text documents. Usually, teachers identify which facts are relevant to their instructional activities while reading such documents. This paper describes a process to identify, select and order relevant facts and phrases from instructional text documents. This process is guided by some instructional information such as instructional objective, instructional goals, domain relevant concepts or keywords. The main contribution of this report isto show how to use some of instructional information to select main facts and pieces of knowledge. This information were structured based on a new proposal of a model of how to represent some instructional information. The findings of a preliminary experiment shows that the proposed process can suitably aid teachers to identify relevant facts and phrases from instructional text document.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/14/1/001.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD