BDBComp
Parceria:
SBC
Estratégias Cognitivas como Soluções de Sucesso no Projeto do Material Institucional para EAD

Vânia Paula de Almeida NerisJunia Coutinho AnacletoAmerico Talarico NetoSílvia H. Zem-Mascarenhas

Acredita-se que para um processo efetivo de ensino e aprendizagemem Educação a Distância (EAD) é necessário apoiar o professor na tarefa degerar material instrucional, estimulando-o a utilizar recursos pedagógicosque facilitem a construção do conhecimento do aluno. Neste trabalhoavaliou-se um conjunto de estratégias cognitivas no apoio à geração eestruturação de material instrucional para EAD, visando o aumento dausabilidade e qualidade do material. Resultados dos estudos de caso sugeremque as estratégias são soluções de sucesso para alguns problemas recorrentesna edição desses hiperdocumentos. Portanto pretende-se, numa etapasubseqüente, formalizar essas estratégias no formato de Padrões. We believe for an effective process of teaching and learning inDistance Learning (DL) it's necessary to help teachers in the task of producinginstructional material, stimulating them to use pedagogical resources thatfacilitate the student knowledge construction. In this work, a group ofcognitive strategies was evaluated as a help with the generation andorganization of instructional material for DL, aiming the increase of itsusability and also its quality. The case study realized suggested thesestrategies can be a successful solution to some recurrent problems duringthese hyper documents edition, so we intend to formalize these strategies ina Pattern format.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/13/3/001.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD