BDBComp
Parceria:
SBC
CoAdapt: Um Ambiente Hipermídia Adaptativo Educacional Baseado na WEB com Apoio ao Aprendizado Colaborativo

Estratégias Cognitivas como Soluções de Sucesso no Projeto do Material Institucional para EAD

Vânia Paula de Almeida NerisJunia Coutinho AnacletoAmerico Talarico NetoSílvia H. Zem-Mascarenhas

Acredita-se que para um processo efetivo de ensino e aprendizagemem Educação a Distância (EAD) é necessário apoiar o professor na tarefa degerar material instrucional, estimulando-o a utilizar recursos pedagógicosque facilitem a construção do conhecimento do aluno. Neste trabalhoavaliou-se um conjunto de estratégias cognitivas no apoio à geração eestruturação de material instrucional para EAD, visando o aumento dausabilidade e qualidade do material. Resultados dos estudos de caso sugeremque as estratégias são soluções de sucesso para alguns problemas recorrentesna edição desses hiperdocumentos. Portanto pretende-se, numa etapasubseqüente, formalizar essas estratégias no formato de Padrões. We believe for an effective process of teaching and learning inDistance Learning (DL) it's necessary to help teachers in the task of producinginstructional material, stimulating them to use pedagogical resources thatfacilitate the student knowledge construction. In this work, a group ofcognitive strategies was evaluated as a help with the generation andorganization of instructional material for DL, aiming the increase of itsusability and also its quality. The case study realized suggested thesestrategies can be a successful solution to some recurrent problems duringthese hyper documents edition, so we intend to formalize these strategies ina Pattern format. Alessandra Ponte Lisboa BarbozaClaudia Lage Rebello da Motta

Adaptive Hypermidia Systems widely are used in the context of the distance learning based in the Web, simulated for its characteristic to present the didactic material in an adaptive form to the apprenticees, being thus allowed an access personalized to the information. However, most of these systems is come back to ward the individualized learning, without if worrying about the interaction between the apprenticees, whom the colaborative learning characterizes. This work presents then an integration proposal enters the technology of Adaptive Hypermidia and the Computer Supported Colaborative Learning, through and environment to distance learning based in the Web with adaptive and colaborative characteristics, the CoAdapt. Sistemas de Hiérmídia Adaptativa são amplamente utilizados no contexto do Ensino a Distância baseado na Web, incentivados por sua característica de apresentar o material didático de forma adaptativa aos aprendizes, permitindo assim um acesso personalizado às informações. No entanto, a maior parte destes sistemas está voltada para o aprendizado individualizado, sem se preocupar com a interação entre os aprendizes, que caracteriza o aprendizado colaborativo. Este trabalho apresenta então uma proposta de integração entre a tecnologia de Hipermídia Adaptativas e o Aprendizado Colaborativo Apoiado por Computador, instanciada através de um ambiente para o Ensino a Distância via Web com características adaptativas e colaborativas, o CoAdapt.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbie/2006/037.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD