BDBComp
Parceria:
SBC
Avaliação Formativa em Ambientes de EAD: Uma Proposta de Suporte Tecnológico e Conceitual

Joice Lee OtsukaHeloísa Vieira da Rocha

Este artigo apresenta uma proposta de suporte tecnológico econceitual para a avaliação formativa em Ambientes de Educação aDistância. O modelo proposto procura apoiar a avaliação formativa noescopo da educação a distância, com ênfase na avaliação de atividades deaprendizagem colaborativas. O modelo explora tecnologiascomputacionais para prover um suporte mais efetivo à avaliação formativaem duas pontas: (1) por um lado espera-se facilitar o planejamento deatividades de aprendizagem a serem avaliadas, bem como o registro deregulações providas pelos formadores para as participações nestasatividades; (2) por outro lado, espera-se reduzir a quantidade deinformações a ser analisada, auxiliando o formador na recuperação e naanálise de informações quantitativas e qualitativas relevantes às regulaçõesdas participações, de acordo com os critérios definidos no planejamentoda avaliação de cada atividade de aprendizagem. This paper presents a technological and conceptual support toformative assessment at Learning Management Systems. The proposed modelaims to support the formative assessment at the distance education domain,emphasizing the formative assessment of online collaborative learningactivities. The model explores computational technologies to provide amore effective support for formative assessment on two complementary ways:(1) by supporting the planning of learning activities to be assessed, as wellas the support to the educator regulation of participations on these plannedassessment activities; (2) by reducing the amount of information to beanalyzed, helping the educator on the recovery and analysis of relevantinformation for participation regulation, according to the criteria definedat each learning activity assessment planning.

http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/rbie/13/2/003.pdf

Caso o link acima esteja inválido, faça uma busca pelo texto completo na Web: Buscar na Web

Biblioteca Digital Brasileira de Computação - Contato: bdbcomp@lbd.dcc.ufmg.br
     Mantida por:
LBD